VOCÊ JÁ PENSOU COMO OTIMIZAR PROCESSOS E REDUZIR OS CUSTOS DA SUA EMPRESA?

Manter uma boa saúde financeira é vital para o sucesso de uma empresa. Se as finanças vão mal, falta comunicação, processos travam o funcionamento e o desenvolvimento do negócio pode ficar comprometido e, mais a frente, pode ser difícil crescer, investir e até dar continuidade nas atividades.

O crescimento de sua empresa está diretamente ligado a uma gestão dinâmica e consciente que combine redução de custos com bons investimentos. Organização e planejamento devem fazer parte do dia a dia do seu negócio. Segundo o Sebrae, um dos motivos que levam ao fechamento prematuro de uma empresa é a falta de gerenciamento da gestão básica. Você não vai querer que a sua empresa faça parte dessa estatística, vai?

Descubra como uma empresa pode ter o apoio da equipe na hora de otimizar processos.

Se você deseja otimizar os processos da sua organização, confira a seguir 5 recomendações dadas por ele:

1. Conhecer bem o negócio, o processo atual da empresa e as metas a serem alcançadas; 2. Documentar detalhadamente os processos, por exemplo, as especificações e o fluxograma; 3. Formalizar os processos aos colaboradores para disseminação do conhecimento; 4. Acompanhar periodicamente o percentual de alcance das metas e a resolução de problemas inerentes à operação ou aos clientes;

5. Implementar melhorias nos processos com foco em redução de custo, maior agilidade e maior produtividade.

Nem sempre é preciso cortar custos com pessoal, mudar o escritório para um local mais barato ou tomar alguma outra medida drástica para botar os gastos da empresa nos eixos, afinal executivos e empreendedores eficientes sabem que realizar uma redução de custos nas empresas apenas quando o negócio está com problemas não é uma estratégia adequada. O melhor e mais inteligente é conduzir mudanças graduais, otimizando processos e investindo em estratégias mais eficientes.

Para melhor entender o processo de transformação e melhoria de processos, devemos lembrar que processo é uma sequência de atividades realizadas com um objetivo específico, e o Monitoramento e Gestão de processos (COSO e Strategic Sourcing), por sua vez, é resumidamente uma disciplina de gerência que integra os objetivos e estratégias da organização com as expectativas e necessidades do cliente, focada no processo ponta-a-ponta.

A seguir selecionamos 3 Tipos de Processos Padrões que auxiliam no processo de entendimento, avaliação e redução de custos nas empresas:

Uma melhoria de processos e transformação ocorre basicamente por meio dos seguintes processos:

  • Processos de Negócios ou Cores Process – são os processos relacionados diretamente a cadeia de valor da organização, e adicionam valor ao serviço;

  • Processos de Suporte – são os processos internos que apoiam os processos de negócio;

  • Processos de Gerenciamento – são os processos que orientam e monitoram os demais processos, tanto do ponto de vista executivo quanto de governança.

Melhoria de Processos Contínua Através de Abordagens:

Podem ser diversos os tipos de abordagens e metodologias que visam uma melhoria de processos, e aqui citamos três delas de grande importância:

COSO – uma melhoria de processos que objetiva a redução de desperdícios;

ISSO 31000 – trás uma abordagem voltada para a melhoria dos processos focada na qualidade;

Strategic Sourcing – abordagem que contempla um conjunto de práticas para redução de custos.

Transformações de Processos

É certo que as organizações estão em constante mudança, e por isso muitas vezes é necessário revisar o negócio e fazer a transformação de processos. Sendo assim, é preciso sempre se adaptar e criar novos padrões e estruturas. A transformação da organização depende diretamente da transformação dos processos, que pode ser de forma incremental ou radical. Transformar um processo inclui: Redesenho, reengenharia e mudança de paradigma em uma visão ponta-a-ponta.

A transformação de processos visa encontrar a melhor maneira de o processo realizar seu trabalho, e podemos citar alguns motivos que levam a essa transformação dentro da empresa, como construir processos com foco no cliente, aumentar a produtividade, reduzir defeitos, reduzir desperdícios, aumentar a capacidade, aproveitar ou desenvolver oportunidades, reduzir risco e reduzir custo.

Possibilidades para Redução de Custos Através de Processos:

Abaixo descrevemos alguns exemplos de possibilidades para redução de custos por meio de melhoria dos processos nas empresas:

  • Redução de custos no processo de vendas.